Ontem e Hoje

A T E N Ç Ã O: ESTE BLOG É ESCRITO POR MIM, ISMAEL CIRILO, 87 ANOS. PODEM ME CHAMAR DE SOIÉ. (ONTEM E HOJE está sendo publicado na conta de meu filho Cláudio, por isso o perfil dele é que está aparecendo. Coisas do Blogger Beta!).

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Alguém que sempre quer saber mais: inquieto, crítico, curioso.

domingo, setembro 10, 2006

Aniversário da Aparecida


Aparecida e eu, no seu aniversário, comemorado ontem.

Agora que os filhos (nove!) já saíram daqui de casa, os dias de semana são vividos por mim e por minha eterna namorada, Aparecida, num convívio harmonioso e saudável. As horas se passam com a calma dessa cidade interiorana.
Vez por outra algum dos "meninos", ou a filha Sheila, telefona. Recebemos a visita dos que moram aqui em Nova Era (Nélio e Boni). Vêm com os nossos netos (Luana, Aroldo, Nélio Henrique e Maria Eduarda).
Os outros moram em Belo Horizonte-MG (Cláudio, Clóvis e Sheila), em Vitória-ES (Ilídio e Cléver), em Marataízes-ES (Ismael José) e em Gurupi-TO (Jaques). Levam a vida de trabalho, cuidam dos afazeres. Cresceram e ganharam o mundo, como se diz.

Em datas especiais, a turma se reúne aqui em casa: seja no Natal ou no Carnaval, seja, principalmente, nos aniversários meu e da Aparecida.

O aniversário de Aparecida

Aqui estiveram quase todos, exceto Jaques e Ilídio. Foi um encontro maravilhoso, com a casa animada: os netos correndo pra cima e pra baixo, numa algazarra sem fim. Lembrei-me da vida de outrora, quando eram os "meninos" que povoavam o ambiente. Não houve cantinho sem que escutássemos a conversação, os risos, a tv ligada ou o choro dos mais novos.

Aparecida se esmerava no preparo dos almoços, lanches, camas, toalhas: de repente, a calma dos dias comuns foi alterada pelo burburinho incessante. E a gente sentindo uma alegria imensa por ver a família reunida. Noras, filhos e netos em harmonia, cada qual trazendo histórias novas, uma ou outra dificuldade normal de suas vidas, as conquistas, os sonhos e as lembranças.

O "almoço de aniversário" foi preparado pela própria Aparecida, com ajuda das noras. Teve a deliciosa macarronada ao forno, que só Aparecida sabe fazer. Nossa horta do quintal forneceu verduras para a "salada multicolorida", enriquecida por frutas (laranja, abacaxi e manga), além de passas e ameixas.

A festa continuou à noite, na varanda de cima, quando o Clóvis preparou o tradicional churrasco. É assim que a gente se reúne para conversar: hora de lembranças, casos, piadas, brincadeiras. O tempo passa e, mesmo com o friozinho deste setembro, a festa vai pela noite adentro. São inesquecíveis esses momentos!

Aos poucos, um ou outro buscou os quartos para dormir ou cuidar dos filhos, já sonolentos, cansados das brincadeiras.
Nélio e Boni, que moram aqui mesmo em Nova Era, se despedem para voltar no dia seguinte. E o feriadão passa rápido.

Assim comemoramos o aniversário de Aparecida: casa cheia com muita alegria, torta de abacaxi com côco, vinho, cerveja, refrigerante, churrasco...

Só tenho que agradecer a Deus pela nossa saúde: Aparecida e eu estamos saudáveis, alegres, lúcidos, curtindo a vida!
Ano que vem tem mais!
_________
Se você quiser ver mais fotos, clique aqui!