Ontem e Hoje

A T E N Ç Ã O: ESTE BLOG É ESCRITO POR MIM, ISMAEL CIRILO, 87 ANOS. PODEM ME CHAMAR DE SOIÉ. (ONTEM E HOJE está sendo publicado na conta de meu filho Cláudio, por isso o perfil dele é que está aparecendo. Coisas do Blogger Beta!).

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Alguém que sempre quer saber mais: inquieto, crítico, curioso.

quarta-feira, março 02, 2005

COLEÇÃO DE PEDRAS

Há pouco mais de 18 anos, nós dois, eu e Aparecida, minha "eterna namorada", em férias forenses, fomos a Rio das Ostras - RJ, hospedados no Condomínio Inajara Hotéis, que nem sei se ainda existe.

O desejo de conhecer os arredores e outras praias nos levou até Cabo Frio e Búzios. Ao chegar em Búzios, tive receio de passar para o outro lado do rio ( ou canal) por uma pequena ponte em arco, de aproximadamente 45 graus. Cloquei a 1ª marcha no valente Fiat e, com muito cuidado, subo a ponte e desci aliviado do outro lado. Realmente tive medo! Finalmente, chegamos à praia de areia fina e bem fofinha. Não demorou nada e já estávamos dentro da água. Que gostoso! Mas também com o calor intenso, quem não gostaria de dar uns mergulhos?

Pois bem. Em um desses mergulhos, Aparecida voltou à tona, trazendo uma pedram feia, bem suja, com muito lodo. Além dos grãos minúsculos, este foi o único objeto maior que descobrimos em quase toda a extensão da praia. Minha mulher a lavou bem lavadinha e... que surpresa agradável! Tratava-se de uma pedra bem diferente de outras que conhecíamos. Aparecida então resolveu:
- Vou levar esta pedra para Nova Era como lembrança daqui!
Quase que por acaso, iniciamos uma coleção.

Se há prazer que curtimos, principalmente após a aposentadoria, é conhecer as belezas deste nosso imenso Brasil. Por exemplo, no litoral capixaba, visitamos quase todas as praias de mineiros, como Guarapari, Nova Almeida, Piúma, Castelhanos, Manguinhos, Iriri, Carapebus, Anchieta (em cujas areias, reza a lenda, o Padre Anchieta teria escrito um lindo poema em latim). De cada uma dessas, Aparecida sempre trouxe uma pedra como lembrança.

Em Minas, entre muitas outras cidades, admiramos consideravelmente Poços de Caldas com seus pontos turísticos, Três Corações com a estátua do Rei Pelé, Caxambu, Cambuquira e São Lourenço e suas fontes de águas térmicas e radioativas. E aparecia a catar pedras de cidade em cidade.

As cidades históricas da Estrada Real fizeram parte de nosso roteiro: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina, Sabará, Santa Bárbara (e a maravilhosa Serra do Caraça), Itabira, Acesita. De Abre Campo e São Pedro dos Ferros, lembranças especiais, já que foram o berço da família da minha eterna namorada. Por ali nasceram meus sogros, José Bonifácio e Dona Mundica!

Mais e mais pedras foram se agregando à coleção, que crescia e crescia ( e continua crescendo até hoje)!

Visitamos já algumas capitais, como Vitória, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Aracajú, Brasília, Palmas. Cada qual está representada por uma pedrinha!

Estivemos em Gurupi, no estado do Tocantins, onde moram meu filho Jaques, minha nora Sandra e os dois netinhos, Vinícius e Rafael. Temos pedras de lá também, uai!

Acreditem que a coleção já está ficando internacional: minha irmã e afilhada, Maria Costa, nos ofereceu uma pedra de Londres, onde mora o sobrinho Júnior. Há pedras de Paris, de Roma, do Vaticano e Portugal, oferecidas por outra irmã, a Irany Paulina Costa, minha vizinha aqui em Nova Era.

Algumas foram oferecidas por netos, sobrinhos, noras e até por guia de empresa turística! Há pedra doada pela amiga Letícia, casada com o amigo Paulo Alonso, lá de Brasília. Importante: a coleção está guardada numa cristaleira, trabcada a chave, muito bem protegida da poeira. Acredito que não haja, no mundo inteiro, outra coleção semelhante... Brevemente estará no livro dos recordes!!! (Será presunção demais?)


(Este post foi escrito a pedidos.)


Coleção de Pedras da Aparecida.