Ontem e Hoje

A T E N Ç Ã O: ESTE BLOG É ESCRITO POR MIM, ISMAEL CIRILO, 87 ANOS. PODEM ME CHAMAR DE SOIÉ. (ONTEM E HOJE está sendo publicado na conta de meu filho Cláudio, por isso o perfil dele é que está aparecendo. Coisas do Blogger Beta!).

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Alguém que sempre quer saber mais: inquieto, crítico, curioso.

domingo, janeiro 08, 2006

SEGREDO PARA UM CASAMENTO DURADOURO

Tenho alguns amigos ainda jovens que já viveram a experiência da separação conjugal. Eles não se cansam de me perguntar como eu consegui permanecer, casado com a mesma mulher nos últimos 57 anos e, espero, por mais outro tanto. As mulheres perguntam à minha esposa e eterna namorada Aparecida como é que ela conseguiu ficar casada comigo por tanto tempo.

Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer como manter um casamento por tanto tempo.

Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é o que se segue:

Hoje em dia, o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade, já estou no quarto casamento. A única diferença é que me casei quatro vezes com a mesma mulher. Explico:

Em 05/06/1948, casei-me no civil, com a presença de inúmeras testemunhas. A solenidade foi realizada na residência da noiva, seguindo-se um lauto almoço.

Na tarde do mesmo dia, com a Matriz de São José literalmente lotada, ocorreu o casamento religioso, celebrado pelo padre Antônio Mendes Barros.

Passados vinte e cinco anos, em 05/06/1973, eu e minha esposa, comemorando as Bodas de Prata, comparecemos à mesma igreja para, pela terceira vez, reafirmarmos nosso compromisso de amor e fidelidade, diante do padre Efrain Solano Rocha.

Finalmente, 05/06/1998, já nas Bodas de Ouro, eu e Aparecida (sempre a mesma mulher!) comparecemos perante o Altar de Deus, na mesma Matriz de São José, para mais uma solenidade: o quarto casamento, presidida pelo mesmo padre Efrain, paramentado solenemente, que comemorava suas Bodas de Ouro sacerdotais.

O segredo do casamento não é a harmonia eterna.

Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar, partir de novo com a mesma mulher. O segredo, no fundo, é renovar o casamento, e não procurar um casamento novo. Isso exige um cuidado e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.

De tempos em tempos, é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, voltar a se vender, seduzir, ser seduzido.

Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial? Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel sem os filhos, eternamente brigando para ter sua irrestrita atenção?

Sem falar nos inúmeros quilos que se acrescentaram em você depois do casamento, mulher e marido que se separam, perdem 10 quilos num único mês, porque vocês não podem conseguir o mesmo? Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo você naturalmente passaria a freqüentar lugares ainda desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe do seu cônjuge.

Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou o marido por trinta anos sempre do mesmo jeito. Muitas vezes não é sua esposa que está ficando chata e mofada. Chata e mofada, sãos os amigos dela (e talvez os seus), são seus próprios móveis com as mesmas e desbotadas decorações. É preciso renovar, renovar sempre. Eu e Aparecida já trocamos os móveis e até a casa, diversas vezes.

Se você se divorciasse, trocaria tudo, que é certamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo círculo de amigos.

Não é preciso um divórcio para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses, e não se deixa acomodar. Isso, obviamente, custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses custos para renovar o casamento. Mas se você se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá que pagar pensão dos filhos da união anterior.

Não existe essa tal “estabilidade” do casamento, nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos.

A maior estratégia para manter um casamento não é uma “relação estável”, mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa saber evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na própria família? É o que os seus filhos fazem desde que vieram ao mundo.

Portanto descubra o novo homem ou a nova mulher que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo e interessante par.

Tenho certeza de que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão, por isso, de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas isso sempre com o mesmo par.

(Partes deste texto eu extraí do Jornal O PAROQUIANO, de Nova Era).

Feliz Ano Novo para todos blogueiros, com muita Saúde, Paz e Amor.