Ontem e Hoje

A T E N Ç Ã O: ESTE BLOG É ESCRITO POR MIM, ISMAEL CIRILO, 87 ANOS. PODEM ME CHAMAR DE SOIÉ. (ONTEM E HOJE está sendo publicado na conta de meu filho Cláudio, por isso o perfil dele é que está aparecendo. Coisas do Blogger Beta!).

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Alguém que sempre quer saber mais: inquieto, crítico, curioso.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

E A MARÉ SUBINDO! SUBINDO!

Agora que as férias estão chegando, vou relembrar aqui um post que fiz há mais de um ano:

Gosto de fazer turismo, mas sempre junto a minha eterna namorada, a Aparecida.

Lembro-me de que, há bem pouco tempo, nós dois e a turma da melhor idade, todos residentes aqui em Nova Era, participamos de uma viagem muito agradável. Desde o início do passeio, tínhamos a assistência de um guia da empresa de turismo local.

Foi à tarde que um ônibus leito partiu de nossa cidade rumo a Porto Seguro-BA.

Viajamos durante toda a noite, com as tradicionais paradas em restaurantes. Já pela manhã, chegamos ao Hotel previamente reservado. Esperava-nos um cicerone muito atencioso que passou a nos guiar.

A estadia foi ótima. Esteve sempre à nossa disposição um ônibus para os passeios: visitamos pontos turísticos, praias, ilhas, etc... Foi assim que ficamos conhecendo lugares pitorescos e algumas praias famosas.

Mineiro, quando vai ao litoral, só quer saber de praia! Cada praia melhor que a outra: todas com muita areia, muita água e muita xxxxxx bonita.

Certa tarde, após um relaxante banho no hotel, foi servido o jantar, como de costume. A noite seria livre. Combinamos, então, conhecer a famosa passarela do álcool, onde chegamos mais ou menos às 21 horas. Bebemos alguns aperitivos, acompanhados dos tradicionais salgadinhos da região. A temperatura era ligeiramente fria, por isso, em atenção ao nosso companheiro de mesa, solicitei um prato quente. A garçonete caprichou!!! Nunca mais comerei prato quente na Bahia, morou?

Gostei muito das músicas apresentadas pela banda que dava mais vida ao ambiente. Foi uma noite inesquecível...

No dia seguinte, saímos para uma visita à Coroa Alta. O “programa de atividades” anunciava que poderíamos alimentar peixinhos dourados, prateados, vermelhos, etc. Levaríamos migalhas de pão e eles nadariam até bem próximo de nossas mãos para comer.

Coroa Alta, não sei se conhecem, é uma ilha localizada 10 quilômetros mar adentro.

Embarcamos numa escuna e logo vestimos o indispensável salva-vidas. Ocupamos nossos lugares e alegres cantávamos músicas da região, fazendo coro a um grupo folclórico presente.

A lotação era completa, pois turistas de outros lugares também embarcaram com o mesmo fim.

Após uns trinta minutos de viagem, tivemos uma surpresa bem desagradável: a escuna encalhou em um banco de areia e por pouco não virou de lado. Por diversas vezes, o Comandante, com a força dos motores, tentou desencalhar, sem êxito. Até que a maré começou a subir: aí sim, navegamos. Para tirar o atraso, o piloto aumentou a velocidade rumo à ilhota. Era, realmente, uma ilha bem pequena, quase que só de areia.

Caminhamos por ali até alcançarmos o outro lado, pisando em corais escorregadios, a água na altura do tornozelo, em busca dos tais peixinhos. Com sinceridade, os bichinhos eram maravilhosos, lindos, vinham comer em nossas mãos.

Ao retornar para a escuna que nos aguardava ancorada em seu ponto, notamos que a água estava na altura dos nossos joelhos e a ilhota cada vez mais longe. A maré subia!

O mar chegou em nossos quadris e rapidamente atingiu a cintura. Houve um principio de pânico, pois a maré subia e subia, sem parar.

Todos já temíamos morrer afogados, apavorados! De repente, como que por encanto, surgiram quatro canoas grandes e seus remadores nos tiraram da água! Com varas apropriadas empurraram as canoas para as areias ainda visíveis da pequena ilha.

Foram momentos de grande sofrimento para todos. Felizmente, estávamos sãos e salvos.

Conseguimos embarcar para uma viagem de volta sem problemas.

Adorei a Bahia, aonde pretendo voltar outras vezes para ver o que é que a BAIANA tem.

Alguém sabe? Quem souber, que me diga!