Ontem e Hoje

A T E N Ç Ã O: ESTE BLOG É ESCRITO POR MIM, ISMAEL CIRILO, 87 ANOS. PODEM ME CHAMAR DE SOIÉ. (ONTEM E HOJE está sendo publicado na conta de meu filho Cláudio, por isso o perfil dele é que está aparecendo. Coisas do Blogger Beta!).

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Alguém que sempre quer saber mais: inquieto, crítico, curioso.

sexta-feira, abril 08, 2005

O IOGURTE NOSSO DE CADA DIA

Na página 20 do primeiro caderno do jornal Estado de Minas de 23/03/05, li um artigo que passo a transcrever, pois achei muito oportuno.

Iogurte natural, sem açúcar, combate cáries, ajuda a prevenir doenças nas gengivas e pode acabar com o mau hálito. É o que dizem cientistas japoneses que participaram de uma conferência em Londres, promovida pela Associação Internacional para Pesquisa Dental.

A delegação do Japão apresentou aos presentes um estudo no qual uma dieta de iogurte natural reduziu os níveis de gás sulfídrico em 80% nas pessoas envolvidas na pesquisa. Gás sulfídrico é uma das principais causas do mau hálito. A explicação que encontraram para o fato estaria na presença de bactérias ativas no iogurte, especialmente os Lactobacíllus Bulgaricus e Streptococcus thermiphilus.

Os cientistas ressaltaram, por outro lado, que os 24 voluntários receberam instruções rigorosas sobre higiene oral, dieta e ingestão de remédios. Os voluntários, em primeiro lugar, passaram duas semanas evitando iogurte e outros derivados do leite, como queijos. Encerrada esta fase, os pesquisadores, então, retiraram salivas e amostras de suas línguas para medir os níveis de bactérias e componentes que causam odor, incluindo gás sulfídrico. Depois, eles tomaram 90 gramas de iogurte durante 6 semanas e tiveram mais amostras recolhidas. O que os cientistas constataram foi que o nível de gás sulfídrico havia diminuído em 80% dos participantes. Os níveis de placas nos dentes e gengivas também caíram significativamente.

O consumo freqüente de comidas com alto nível de açúcar é a principal causa de cáries, que podem causar muita dor e desconforto, disse o presidente da Associação Internacional Para Pesquisa Bucal.

O artigo traz, ainda, outras considerações. Caso o assunto seja do interesse de alguém, seria bom dar uma olhada no jornal mencionado acima.

Eu e minha eterna namorada Aparecida, há muitos anos, estamos fazendo uso de iogurte caseiro, produzido por nós, com leite desnatado e pasteurizado. Degustado com salada de frutas é uma delícia.

Eis a nossa receita, para quem quiser experimentar:

Ingredientes:

1 - 03 litros de leite desnatado

2 - 01 copo de iogurte natural (nós usamos Itambé)

Modo de fazer:

1 - Aquecer os 03 litros de leite à temperatura de 37°C graus. (Confira a temperatura com as costas da mão)

2 - Coloque o copo de Iogurte

3 - Mexa a mistura com uma colher (sem bater)

4 - Tampe o recipiente com guardanapo de papel

5 - Embrulhe o recipiente em 02 folhas de jornal e o envolva dentro de um saquinho de plástico para não esfriar.

Após umas 6 ou 8 horas, o iogurte estará pronto e mais denso que o do copinho utilizado no principio, quando será levado á geladeira.

Aquele abraço!