LIGAÇÕES PERIGOSAS
- Alcione Araújo: segunda-feira
- Carlos Herculano Lopes: terça-feira
- Fernando Brant: quarta-feira
- Frei Betto: quinta-feira
- Ziraldo: sexta-feira
- Cyro Siqueira: sábado
- Affonso Romano de Sant'Anna: domingo
Pois bem, na segunda-feira, anteontem, dia 2 de maio, o Estado de Minas publicou o texto abaixo, com o título Ligações Perigosas, que achei muito interessante. Resolvi copiá-lo. Vejam:
Fim do dia, Darcy Camelo, diretor da área de petróleo, interfona á secretária:
- “Amélia, eu perdi o meu celular ou não sei onde o esqueci; você me faz um favor: liga para Dilu, minha empregada, e pede para avisar à minha mulher – até tentei falar diretamente com a Beatriz, mas o celular dela está desligado ou fora de área, não sei – e peça a ela para avisar a minha mulher que estou indo para o aeroporto e não volto para casa hoje. Aconteceu uma emergência convocaram uma reunião do conselho diretor em São Paulo – você viu a agitação que houve hoje aqui – pra decidir sobre a expansão do setor de petróleo da América Latina. Vou para o apart-hotel Magnólia, como sempre. Vou jantar no Maria Imaculata. Mais tarde, depois do jantar, ligo para ela do quarto. Obrigado, Amélia”.
A secretária Amélia liga para a casa do chefe, atende a sogra dele em visita à filha que fora ao super mercado. Ela deixa o recado com a sogra:
- “O doutor Darcy Camelo está pedindo pra dona Dilu estar avisando a dona Beatriz - esquisito, né? - nenhuma das duas estar sendo encontrada - que não vai estar voltando para casa hoje. Aliás, ele disse não estar entendendo o que está acontecendo com o celular da dona Beatriz que está sempre desligado ou fora de área. Ele pediu para avisar a dona Beatriz que não vai estar voltando para casa hoje porque vai estar indo para São Paulo, onde vai estar se hospedando no Apar-hotel com Maria Magnólia, como sempre, vai estar jantando no Maria Imaculata. Na reunião de hoje o conselho vai estar discutindo a expansão do petróleo na América Latina. Devido estar ocorrendo uma emergência, está ocorrendo muita agitação por aqui hoje, a senhora deve estar sabendo. Mais tarde depois da reunião ele vai estar ligando direto para o quarto dela."
A sogra, de partida, dá o recado à empregada:
- "A secretária do Darcy – mulher mais enxerida, eu heim!- achou estranho que nem você e a Beatriz estivessem em casa! Beatriz tem que abrir o olho com essas secretárias, eu heim! Bem, ela ligou para dizer que o Darcy vai estar indo com a Magnólia para o conselho diretor. Quem é essa Magnólia, Dilu? A Beatriz conhece? E uma tal de Imaculada? Já ouviu falar nessa Imaculada? Eu heim! Parece que está havendo muita agitação e poderá haver até uma explosão de petróleo na América Latina – a enxerida disse que eu devia estar sabendo - mas nunca ouvi falar nisso. O Darcy manda dizer também que não vai mais ligar para o celular dela, porque está desconfiado que ela desligou para não atendê-lo. Beatriz está no supermercado mesmo?
Bem ele mandou dizer que está no quarto de emergência do motel, eu vou embora, isso aqui vai ferver! Eu heim!”
É noite quando Dilu dá o recado à patroa:
- "Dona Beatriz, a senhora nem vai acreditar o que aconteceu, a América Latina explodiu! Espalhou petróleo por todo o lado! A maior agitação, Virgem Maria Santíssima! A mãe da senhora perguntou se a senhora estava mesmo no supermercado, eu disse que sim, mas fiquei meio assim. O doutor Darcy disse que essa é a maior emergência que já houve em São Paulo! Valha-me Deus! Pra ele dizer isso deve ser o fim do mundo! O pior a senhora não sabe, dona Beatriz, até tremo de medo de falar. Fica calma, dona Beatriz, que Deus nos perdoe., Na agitação, o doutor Darcy ficou sabendo do rolo da senhora com o Edson Celulare! Foi a maior confusão, mas ele ouviu o conselho do diretor e se mandou com a Magnólia - Magina que essa zinha se esbalda com o marido alheio e se diz virgem e imaculada! A senhora conhece a vadia? Essa noite o motel vai ferver! A mãe da senhora que não é besta, ouviu essa história e se mandou, o doutor Darcy que não é besta se mandou com a Imaculada, e a senhora que não tem nada de besta, vai se mandar com aquele gato. Então, dona Beatriz, faz favor de não me fazer de besta, acerta minhas contas. Sou uma mulher de respeito, não posso ficar no meio dessa desmoralização. Eu, heim!”
Gostaram da crônica do Alcione Araújo? Este é o nome do cronista. Abraços, Soié.
<< Home